Made of Portugal

Longe vai o tempo em que Portugal era visto como mais uma província de Espanha. Hoje, o nosso país é encarado como um caso de sucesso pela forma como conseguiu superar os difíceis anos da crise e conquistar o aplauso das instituições internacionais. Ainda que a forma como Portugal recuperou da crise seja vista por diferentes entidades a nível internacional como um “milagre”, creio que o único a registar-se no nosso país foi o de Fátima, em 1917. Há que valorizar o esforço e empenho dos players nacionais nos mais diversos sectores de actividade, e em todas as acções que foram levadas a cabo no sentido de melhorar a competitividade do nosso país (diversificação de produtos turísticos, divulgação de novos destinos nacionais para além dos tradicionais, atracção de novas rotas aéreas, incentivo ao investimento estrangeiro, atracção de eventos de grande dimensão, campanhas de marketing mais apelativas e direccionadas, entre outras).

Ainda que se tenham verificado notáveis recuperações em diversos indicadores económicos, nomeadamente na taxa de Desemprego, o Turismo tem a sua quota-parte na recuperação verificada na economia, e contribuído para a aumento e qualificação do awareness internacional. Prova disso mesmo foi mais uma edição vitoriosa dos World Travel Awards 2018. Para além de terem sido realizados em Portugal (um indicador da nossa atractividade) arrematámos uma vez mais um impressionante número de prémios: 15. Foi o segundo ano em que fomos reconhecidos como Melhor Destino Turístico Mundo, tendo sido o primeiro país da Europa a conseguir obter esta distinção, e Lisboa foi eleita Melhor Cidade Destino do Mundo, confirmando o reforço da sua internacionalização transeuropeia, bem como Melhor Destino City Break do Mundo. Também a ilha da Madeira foi considerada Melhor Destino Insular do Mundo. Fomos distinguidos por boas práticas de gestão, divulgação e conservação (Turismo de Portugal e Parques de Sintra), por termos a Melhor Atracção Turística de Aventura do Mundo (Passadiços do Paiva), melhor companhia aérea para América e África (TAP Air Portugal), melhor porto de cruzeiros (Porto de Cruzeiros de Lisboa), melhor companhia de cruzeiros fluviais (Douro Azul) e claro está a nossa oferta de alojamento também foi honrada, tendo diversas unidades de alojamento ganho galardões nas mais diversas áreas (Pestana Porto Santo, Quinta do Lago, Vila Joya, 1908 Lisboa Hotel, Ria Park Hotel, Belmond Reid’s Palace, Conrad Algarve, Vila Vita Parc, Dunas Douradas Beach Club, Monte Santo Resort, Olissippo Lapa Palace, Corinthia Hotel Lisbon, The Vine).

Também a festa da gastronomia internacional realizou este ano a sua gala anual em Portugal. À lista de 23 restaurantes distinguidos em Portugal pela excelência na cozinha e qualidade do serviço, juntam-se ao Guia Michelin em 2019 três novos premiados e uma “promoção” ao Alma (Lisboa) de Henrique Sá Pessoa, que passa a ter mais uma estrela. Assim, Portugal passa a contar com 26 referências naquele guia, apresentando 26 restaurantes no total, 6 de duas estrelas e 20 com uma estrela, localizados de Norte a Sul do país e ilhas.

Isto é aquilo de que é feito Portugal! Qualidade, diferenciação, exclusividade, diversidade…e autenticidade! Apenas sendo autênticos conseguimos ser coerentes e não defraudar as expectativas daqueles que nos visitam. As expectativas em relação ao destino estão muito altas e temos de nos superar todos os dias para que sejam vencidas.

A dimensão holística do Turismo e todas as benfeitorias que tem induzido no nosso país trazem efeitos colaterais nas mais diversas áreas e sectores de actividade da nossa economia, funcionando como um motor que leva a reboque e dinamiza o país como um todo. Somos assim hoje, não só um excelente destino turístico, mas também um país com óptimas condições para trabalhar, investir e viver. E foi isso mesmo que quisemos privilegiar no recente estudo “Made of Portugal” produzido pela JLL. Portugal hoje não é apenas Sol e Praia, Clima aprazível, Gastronomia, Segurança… Portugal é hoje composto por produtos de qualidade, artistas conceituados, profissionais qualificados, atenção ao detalhe, glamoroso. Até a localização de Portugal, outrora vista como responsável pelo isolamento do país face ao mundo, apesar de não se ter alterado, hoje é vista como geograficamente privilegiada.

Nesta fase o desafio que é imposto aos portugueses, é provarmos que todas estas alterações são estruturais e não meramente temporárias e/ou circunstanciais.

Já lá vai o tempo em que quando se falava de Portugal, a primeira imagem que vinha à cabeça era a de uma idosa, vestida de negro, com bigode, e cuja imagem de fundo estava frequentemente associada ao ambiente rural. Nos dias de hoje, essa imagem transformou-se e, diria, que cada vez mais se associa Portugal a uma mulher com imagem cuidada, bem vestida e com glamour, apoiada por uma imagem de fundo de uma bela paisagem ou até mesmo do interior de um qualquer hotel ou restaurante conceituado.

Sobre o autor

Karina Simões Vice President Hotels & Hospitality Group, Portugal

Ingressei na JLL em 2015 como Vice Presidente da JLL Hotels & Hospitality Group, Portugal. Anteriormente, trabalhei ao longo de 15 anos na Neoturis, empresa de consultoria em turismo de referência a nível nacional, participada pela CBRE. Enquanto Manager, tive como responsabilidade a realização de definições de conceitos de Hotéis e Resorts, análises de mercado, validação de conceitos, desenvolvimento de manuais de procedimentos, reposicionamentos, estudos de mercado e viabilidade económico-financeira, estratégias de marketing, avaliações, negociação de contratos de gestão com cadeias hoteleiras internacionais, entre outros. O âmbito da análise foi não só o território nacional, mas também outros países tais como Espanha, Itália, Grécia, Turquia, EUA e Brasil. Sou licenciada em Gestão e Planeamento em Turismo pela Universidade de Aveiro, com especialização em Strategic and Financial Management, curso leccionado por professores da Universidade de Cornell. Tenho também uma Pós-graduação em Gestão e Avaliação Imobiliária (ISEG).

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