Preparado para os últimos meses do ano?

Read it in english here

Bem-vindos de férias!
Estamos de regresso e, além de mim, voltou quase toda a equipa da JLL. Das 190 pessoas que cá trabalham, a grande maioria teve, pelo menos, uma semana de descanso neste quente mês de Agosto, com a temperatura da água do mar bastante acima da média. Deu para dar uns bons mergulhos e carregar baterias para estes últimos 4 meses do ano que se adivinham ainda mais ativos que os primeiros 8 meses.
Apesar do calor e do horário de verão da JLL, a equipa, possivelmente inspirada pela conquista do campeonato da Europa de Futebol, manteve um elevado ritmo na concretização de negócios. Na área de Investimento, vendemos o emblemático edifício da NOS e concretizámos também 2 negócios de promoção, nomeadamente a venda dos edifícios na Av. Duque de Loulé nº60/Rua do Andaluz e na Rua Artilharia 1, nº33. Em Residencial vendemos casas a investidores oriundos dos mais diversos países e lançámos novos projetos. O Aliados 107, no Porto, merece destaque por ser o primeiro que comercializamos nesta cidade. Ainda em agosto, demos um passo importante na estratégia de crescimento do nosso departamento residencial com a abertura ao público da nossa nova loja JLL/ Cobertura, em Cascais. A loja está fantástica e vamos inaugurá-la com a devida pompa e circunstância no dia 29 de Setembro. Situa-se em frente ao Santini, em Cascais. Até ao fim do ano, teremos mais novidades no que a aberturas diz respeito e em breve daremos notícias!

edificio nos campo grande set 2016 III  aliados 107 eloqua III  loja cobertura eloqua III

Boas novidades em linha com o sucesso da integração da Cobertura na JLL, uma das 72 aquisições realizadas pela JLL nos últimos 6 anos a nível global. Uma estratégia e cultura corporativa que terá continuidade com Christian Ulbrich, que irá suceder a Colin Dyer como Presidente e CEO da JLL, já a partir do próximo mês.
Nem tudo foi positivo em Agosto, já que ficámos a saber que o Governo vai empurrar por mais 5 anos o congelamento das rendas que ainda protegem alguns inquilinos. Deixo-vos com um artigo interessante que demonstra bem a injustiça desta deliberação.
Agosto foi ainda o mês de frenesim com o Pokemon Go. O Takeshi Akagi, Head of Research da JLL Japão, escreve um artigo sobre a forma como este jogo pode ter impacto no valor dos imóveis.
Todos sabemos que tem sido um ano recorde para muitos capítulos do imobiliário em Portugal. A conjuntura deste setor é muito positiva, como mostram os principais indicadores do nosso último Market Pulse T2 2016:

  • No primeiro semestre foram investidos €885 milhões, em linha com o mesmo período do ano passado, sendo que mais de 95% é investimento internacional.
  • Nos Escritórios, já se colocaram 87.192 m² até julho, num crescimento de 55% face ao período homólogo.
  • No Retalho, o boom no turismo tornou ainda mais dinâmico o comércio de rua, não só em Lisboa mas também no Porto, onde se destacam a Rua de Santa Catarina e a zona dos Clérigos/Aliados, e até os centros comerciais prime têm beneficiado com o aumento de turistas. No entanto, o comércio de bairro parece ter regressado à vida dos Portugueses e assistimos a um dinamismo renovado em zonas residenciais de Lisboa, impulsionado principalmente por operadores nacionais de conveniência.
  • No Residencial, a promoção de novos projetos de habitação continua imparável e o ritmo das vendas acompanha este entusiasmo, com investidores oriundos de todo o mundo, incluindo portugueses, que compram para vários fins: investimento, segunda residência ou residência permanente.

Além de Portugal, o mundo inteiro vive um momento único no imobiliário. Uma nota muito positiva para a Europa que domina o ranking dos mercados imobiliários mais transparentes a nível mundial, com seis países posicionados no top 10 global.
O mundo inteiro passou a estar atento ao nosso pequeno retângulo, que apresenta inúmeras oportunidades para se fazerem os melhores negócios neste setor, cada vez mais preferido para quem aplica as suas poupanças. Deixo uma amostra das oportunidades de investimento em habitação.
No Turismo, Portugal voltou a brilhar no World Travel Awards 2016 e de todas as categorias a que estava nomeado, conseguiu a distinção principal em 24, mais 8 que no ano passado. Veja aqui todos os vencedores.
A força da marca Portugal está imparável. Portugal é hoje um país diferente e melhor. Os estrangeiros descobriram-nos e nada faz prever que nos vão largar!

Neste ambiente positivo, com o imobiliário na crista da onda, a JLL está a viver o seu melhor ano de sempre nas suas várias áreas de negócio com alguns destaques:

  • Através da Tétris, temos uma média de 22 obras de espaços interiores a decorrer por semana. Lojas, escritórios, ginásios, clínicas, hospitais etc. Este é o resultado da primeira aquisição feita pela JLL em Portugal.
  • A nossa área residencial lançou no mercado 23 novos projetos que estão a ser comercializados em regime de exclusividade ou co-exclusividade. As vendas estão 38% acima face ao período homólogo e os compradores vêm de 22 países diferentes.
  • Aumentámos para 600 mil m² o nosso portfolio de imóveis sob gestão nas áreas de escritórios, retalho, industrial, turismo e residencial.
  • O Porto está com uma dinâmica nunca antes vista, com a JLL a fechar várias operações de escritórios e de retalho e a ganhar a primeira instrução na área residencial
  • Várias marcas abrem loja pela mão da JLL: Adidas, Armani Exchange, Kiehl’s (grupo L’Oréal Paris), Geox, Sketchers, Women’ Secret, Kiwoko, Fitness Hut, Jean Louis David, Parfois, Aki, Kiko, Paletaria, Samsonite
  • Assegurámos já 90% de ocupação do Mar Shopping Algarve
  • Colocámos mais de 28.000 m² de escritórios, dos quais mais de 7.000 m² no mercado do Porto. Em Lisboa, somos responsáveis por 28% do total do take-up

Neste país que nos apaixona cada vez mais, apesar das suas imperfeições, na JLL gostamos de salientar os factos mais positivos pois são esses que nos fazem avançar. Orgulhosos do nosso passado, estamos a preparar com muito entusiasmo o futuro. A olhar para os próximos anos, mas hoje bem centrados nestes últimos quatro meses do ano que se advinham de grande azáfama, ao longo dos quais vamos continuar a apoiar os vossos negócios imobiliários. Contem connosco!

Sobre o autor

Pedro Lancastre Managing Director | JLL Portugal

Ingressei na JLL como diretor de Capital Markets, em março de 2007. Em 2011 assumi a liderança da JLL Portugal. Licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Gestão, tenho também uma Pós-Graduação em Gestão de Avaliação Imobiliário, da ESAI. Iniciei o meu percurso profissional no setor Bancário, onde permaneci durante quatro anos. No final de 2001, após conclusão da Pós-Graduação, ingressei no setor Imobiliário, primeiro no Departamento de Investimento da CB Richard Ellis, onde permaneci 3 anos, e, posteriormente, na Sonae Sierra, durante cerca de 3 anos, como Diretor Adjunto de Novos Negócios em Portugal.

Partilhe este post

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*