Sabe o que é o “Workplace Experience”?

Ouvimos falar de “escritórios do futuro”, mas a verdade é que o futuro já é o presente em várias partes do mundo. Isto porque há cada vez mais empresas a apostar na valorização dos espaços de trabalho e esta é uma área que está a canalizar muitas tendências.

Hoje já não queremos espaços que sejam apenas o local de trabalho; procuramos sítios que proporcionem ambientes minimalistas, alternativos, confortáveis, funcionais e que sejam, cada vez mais, um espaço de sociabilização e um ponto de encontro. E este encontro não é só entre pessoas, é um encontro de inspiração, um sítio onde há um equilíbrio entre o trabalho e a experiência. Muito mais do que um escritório, queremos uma experiência!

Estes são o tipo de escritórios que já encontramos hoje em dia; com características singulares que criam um envolvimento com os colaboradores mas que se também se estende aos clientes que os visitam.

A tendência é criar um espaço onde a qualidade de vida e a felicidade dos colaboradores seja uma prioridade. Um local que motive e que mostre que há um investimento e uma preocupação com o bem-estar das pessoas.

A flexibilidade é outra das tendências: onde e como se trabalha? Dentro ou fora do escritório? Passou a ser muito comum que fosse o colaborador a escolher onde prefere trabalhar, favorecendo, desta forma, o mobile working – uma prática que tem impacto não só na felicidade e produtividade dos colaboradores mas também na ligação e confiança para com a organização. Outra tendência no campo da flexibilidade e mobilidade é o hot desk – onde os colaboradores podem utilizar diferentes postos de trabalho, tendo em conta as suas necessidades.

As empresas de IT têm sido pioneiras na criação de locais de trabalho criativos e inovadores, pois sabem que é este tipo de características que não só capta e atrai talento mas que também o consegue reter. A Farfetch que escolheu ter na sua sede em Lisboa uma piscina de bolas – a ser utilizada por clientes e colaboradores – é um desses exemplos; a par com a Uniplaces, que alguns dizem ser o escritório mais cool do mundo, com redes suspensas onde os colaboradores podem descomprimir, reunir ou até trabalhar. A Google continua a ser uma referência ao nível da inovação nesta área, com escritórios em todo o mundo onde oferece às suas equipas paredes de escalada, piscina, ginásios e até campos de vólei.

Hoje as empresas já reconhecem que as características dos espaços de trabalho são fundamentais para o seu crescimento e para a sua estratégia de negócio. O ambiente tem uma grande influência ao nível da produtividade, da acção e do relacionamento das equipas, reflectindo, ao mesmo tempo, a cultura organizacional da empresa.

No passado as empresas focavam-se em factores menos emocionais. Agora, desde as grandes multinacionais às jovens start-ups, todas estão a apostar em transformar o que antes era apenas um local de trabalho, num local que incentiva à criatividade, que motiva a querer fazer mais e a ser mais, que é disruptivo, que equilibra a vida pessoal com a profissional mas que cria, acima de tudo, uma dinâmica experiencial da qual o colaborador quer fazer parte.

Para mais informações sobre o tema aceda ao site do estudo: Workplace – Powered by Human Experience

Sobre o autor

Tiago Trezentos Consultant | Office Agency

Ingressei em 2008 na JLL como consultor do departamento de Office Leasing e sou atualmente consultor sénior do departamento. Atuei em representação de vários proprietários nomeadamente a COMSA, Teixeira Duarte, BBVA, Ponte Gadea, Refundos, Fundo de Pensões do Banco de Portugal, Banif, Zurich, Caixa Geral de Depósitos, Sonagi entre outros. Desde que ingressei na JLL, estive envolvido na análise, pesquisa de mercado e colocação de várias empresas nacionais e internacionais tais como o Dia Minipreço, Grupo Egor, Ferrostaal, Petrobras, TV Globo, Sony, Adecco Portugal, Medinfar e Coface Group, entre outras. Anteriormente, colaborei como consultor no departamento Industrial & Land na Knight Frank em 2003 e, posteriormente, integrei em 2004 o Departamento de Escritórios da referida empresa desempenhando funções de consultor.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*